Skip to content
2 de agosto de 2025

Vida de jurista histórico vira livro escrito em Pirenópolis

A biografia Lutar pela Pátria é Viver com Razão retrata a vida do jurista Joveny Cândido, escrita em Pirenópolis por Márcio Fernandes.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

22 de julho de 2025 às 18:22

Vida de jurista histórico vira livro escrito em Pirenópolis - jii 2025 07 22T181256.743

O silêncio do pasto e o som distante do Rio das Almas serviram de trilha sonora para a escrita de Lutar pela Pátria é Viver com Razão, biografia do professor universitário e jurista Joveny Cândido de Oliveira, 89 anos, que será lançada no dia 5 de agosto. A obra foi escrita pelo jornalista e advogado Márcio Fernandes, morador de Pirenópolis desde 1999, diretamente de sua casa no Beco do Sapo, no centro histórico.

Vida de jurista histórico vira livro escrito em Pirenópolis - jii 2025 07 22T181733.180

Anúncio
HALF PAGE - ANUNCIE

Márcio, que também é fotógrafo e mantém um valioso acervo de imagens sobre a cidade coletadas ao longo de 25 anos, mergulhou durante meses na vida do biografado, reunindo cerca de 40 horas de entrevistas com o professor. O livro, que será lançado oficialmente no dia 5 de agosto de 2025 na Escola Superior de Advocacia da OAB-GO, em Goiânia, é uma jornada pela trajetória de um dos maiores nomes do Direito Público no Brasil, reconhecido por instituições de prestígio nos Estados Unidos e na Europa.

Joveny: caipira goiano, poliglota e Cavaleiro de Cristo

Nascido em Goiandira (GO), consagrado Cavaleiro de Cristo em Portugal e Embaixador da Paz pela ONU, Joveny viveu e testemunhou momentos marcantes da história nacional. Foi oficial do Exército e figura ativa nos bastidores da Revolução de 1964, tendo inclusive participado da conspiração pela deposição de João Goulart, em 1961. Mas se engana quem o rotula apenas por sua trajetória política: ele também é aviador, empresário rural, fundador da UDR, criador do Centro Universitário Anhanguera e devoto da simplicidade da vida no campo.

No livro, Joveny revisita o início de Goiânia, onde caçava passarinho e nadava no Córrego Botafogo, fala das suas mais de 600 horas de voo solitário e das vezes em que percorreu a pé, após os 60 anos, o Caminho de Santiago de Compostela. Também faz uma análise equilibrada sobre o período da ditadura militar, reconhecendo erros e excessos de todos os lados.

Vida de jurista histórico vira livro escrito em Pirenópolis - jii 2025 07 22T181534.741

Escrita simples, histórias profundas

A obra, segundo Márcio Fernandes, é fruto de uma escrita simples e acessível, com títulos instigantes e narrativa fluida, que convida o leitor a mergulhar em uma vida de coragem, disciplina, generosidade e amor ao Brasil. A edição foi feita pela jornalista Britz Lopes, também moradora de Pirenópolis há mais de 25 anos, com projeto gráfico de Gedson Alves e fotografias de Rimeni Amaral e do próprio autor.

Este é o terceiro livro de Márcio, que já prepara sua próxima obra: um registro dos 300 anos de Goiás sob a ótica pirenopolina.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

Portal Piri - Todos os direitos reservados