Skip to content
3 de agosto de 2025

Empresa canadense adquire mina de ouro em Pirenópolis

Empresa canadense Rover adquire projeto de mineração de ouro na zona rural de Pirenópolis e inicia nova fase de exploração.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

30 de julho de 2025 às 13:44

Empresa canadense adquire mina de ouro em Pirenópolis - jii 2025 07 30T134331.015

A cidade de Pirenópolis voltou ao radar do setor mineral internacional. A empresa canadense Rover Critical Minerals, listada na bolsa de Toronto (TSX), anunciou a conclusão da aquisição integral do Projeto Aurífero de Pirenópolis, que pertencia à brasileira Solaris Geologia e Pesquisa Mineral.

O projeto está situado em uma área histórica de garimpo, que remonta ao século XVIII, e é considerado promissor por estar no mesmo cinturão geológico da mina de Paracatu, da multinacional Kinross Gold — atualmente a maior operação da empresa no mundo.

Anúncio
HALF PAGE - ANUNCIE

Com amostras auríferas preliminares indicando alto potencial mineral, a Rover se prepara para iniciar uma nova campanha de exploração. Serão feitas coletas de sedimentos, amostragens sistemáticas de solo, prospecções e levantamentos geofísicos. Em caso de resultados positivos, a empresa poderá avançar para a perfuração da área.

Segundo o CEO da Rover, Nasim Tyab, “estamos animados para prosseguir com a próxima fase de exploração nesta antiga área de corrida do ouro, utilizando métodos modernos com objetivo de repetir o sucesso de Paracatu”.

A região conta com excelente infraestrutura, incluindo acesso rodoviário, energia elétrica e proximidade com pedreiras de quartzito — além de estar localizada a menos de 25 km da cidade de Pirenópolis.

Apesar do otimismo do mercado, projetos minerais despertam atenção de ambientalistas e moradores, que acompanham com cautela qualquer avanço que possa impactar o meio ambiente e o turismo sustentável da região.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

Portal Piri - Todos os direitos reservados