Skip to content
10 de agosto de 2025

Formação docente continuada marca início do semestre em Piri

A Rede Municipal de Ensino de Pirenópolis começou o semestre com formações para professores e equipes pedagógicas.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

07 de agosto de 2025 às 18:18

Formação docente continuada marca início do semestre em Piri - jii 2025 08 07T181553.559

A Rede Municipal de Ensino de Pirenópolis iniciou o segundo semestre letivo com um importante ciclo de formações para educadores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Antes mesmo do retorno dos estudantes às salas de aula, professores, coordenadores, diretores e equipes de apoio participaram de encontros voltados à atualização pedagógica e ao fortalecimento de práticas inclusivas.

As capacitações presenciais abordaram temáticas fundamentais, como o desenvolvimento da aprendizagem, estratégias de inclusão e o aprimoramento da alfabetização. De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Renato Gomes, essas formações fazem parte de uma estratégia contínua da rede municipal.

“Investimos em formações continuadas que fortalecem a prática dos nossos professores, coordenadores, diretores e equipes de apoio”, destacou.

Entre os temas abordados esteve a formação “Como o cérebro aprende: implicações para TEA, TDAH e DI”, com foco na compreensão dos processos cognitivos e nas estratégias inclusivas baseadas em fundamentos da Neurociência. O objetivo é apoiar o trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI).

Formação docente continuada marca início do semestre em Piri - jii 2025 08 07T181817.492

As ações fazem parte do programa AlfaMais Goiás, com enfoque na Educação Infantil, Alfabetização e Gestão Escolar. No eixo da alfabetização, o tema “Ler e escrever: como as crianças aprendem na perspectiva discursiva” explorou aspectos linguísticos, cognitivos e pedagógicos que favorecem o desenvolvimento da leitura desde os primeiros anos escolares.

Outro destaque foi o módulo “Aprendizagem da leitura: explorando habilidades essenciais para ler com sucesso”, destinado a professores do 3º ao 5º ano. A formação analisou o processo de construção da leitura e da escrita a partir de práticas contextualizadas, com ênfase na linguagem como prática social.

Para Renato Gomes, os encontros são oportunidades valiosas de crescimento coletivo:

“Cada encontro é uma oportunidade de troca, aprendizado e renovação de práticas pedagógicas, alinhando nosso trabalho aos desafios e possibilidades do dia a dia. Mensalmente nos reunimos e corrigimos rotas. Saber para onde precisamos ir é fundamental para obtermos bons resultados.”

Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e em constante evolução, adaptada às necessidades de todos os estudantes da rede municipal de Pirenópolis.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

Portal Piri - Todos os direitos reservados