Skip to content
7 de dezembro de 2025

Goiás intensifica ações de prevenção no “Dezembro Vermelho”

Secretaria estadual promove testagens, distribuição de insumos e reforça importância do diagnóstico precoce de HIV/Aids.
Redação
Redação

01 de dezembro de 2025 às 16:17

Goiás intensifica ações de prevenção no “Dezembro Vermelho”
Desde o dia 1º de dezembro, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dá início à programação estadual do Dezembro Vermelho — campanha nacional de conscientização, prevenção, testagem e tratamento direcionada ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A data de 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988 — um marco simbólico para mobilizar sociedades e governos no combate à epidemia.

Dados e desafios em Goiás

De acordo com dados do painel de saúde da SES-GO, entre janeiro de 2010 e novembro de 2025 foram registrados 21.249 casos de HIV no estado, dos quais 10.540 evoluíram para Aids. Nesse período, ocorreram 4.647 óbitos relacionados à síndrome.
Esses dados evidenciam que, mesmo com os avanços no acesso a tratamentos e à testagem, há urgência na intensificação de medidas de prevenção e ampliação do diagnóstico precoce.

Estratégias de prevenção e combate

A SES-GO reforça que a prevenção do HIV deve ser feita de forma combinada e contínua: uso regular de preservativos (internos ou externos), testagem periódica, acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) para pessoas em maior risco, e ao tratamento antirretroviral imediato em caso de confirmação.
Além disso, está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) a testagem rápida — que não exige jejum, é feita com coleta de ponta de dedo e oferece resultado em poucos minutos — e tratamento antirretroviral.

Ações previstas durante dezembro

Como parte da mobilização do Dezembro Vermelho, a SES-GO incluiu:
•atendimento com orientações, testagens e disponibilização de insumos de prevenção;  
•campanhas de divulgação da importância do diagnóstico precoce e do tratamento imediato;  
•acolhimento sem julgamentos e esforço para combater estigmas associados ao HIV — conforme destaca a coordenadora de Agravos Transmissíveis e IST/Spais: “HIV não define ninguém, o preconceito, sim, é o verdadeiro inimigo”.

Por que testar cedo importa

O diagnóstico precoce é considerado peça-chave na luta contra a epidemia. Ao detectar o HIV cedo, é possível iniciar o tratamento rapidamente, o que ajuda a manter a saúde da pessoa vivendo com o vírus e interrompe a cadeia de transmissão. Com essa abordagem, o risco de adoecimento grave e morte por Aids diminui de forma significativa.
Nesse sentido, todas as unidades públicas de saúde de Goiás oferecem, gratuitamente, o teste para VIH e garantem o acompanhamento e tratamento dos casos confirmados.

Compromisso com o acolhimento e os direitos

A campanha também reafirma o compromisso com o acolhimento, o respeito à dignidade das pessoas que vivem com HIV/Aids e o combate ao estigma e à discriminação — obstáculos ainda presentes no enfrentamento da epidemia. A prevenção, a testagem e o tratamento são direitos garantidos pelo SUS.
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias (SES-GO)
Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

© 2009 Portal Piri - Todos os direitos reservados - Por: Vira Click