Skip to content
14 de outubro de 2025

Do consultório aos pódios: Conheça Cássia Garcia

Moradora de Cocalzinho, a dentista e ciclista Cássia Garcia treina nas trilhas de sua cidade e de Pirenópolis.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

13 de agosto de 2025 às 18:19

Do consultório aos pódios: Conheça Cássia Garcia - jii 2025 08 13T181315.867

Entre o consultório odontológico e as trilhas desafiadoras da Serra dos Pireneus, a dentista Cássia Garcia, de 42 anos, encontra o equilíbrio perfeito. Moradora de Cocalzinho de Goiás, cidade vizinha a Pirenópolis, ela treina tanto em sua cidade quanto nas trilhas pirenopolinas — e coleciona títulos que fazem jus à sua dedicação.

Cássia começou no mountain bike em 2013 e, desde então, nunca mais parou. Passou a competir em 2018 e já é tricampeã brasileira Master, várias vezes campeã goiana, medalhista de bronze no Pan-Americano e, mais recentemente, conquistou o 4º lugar no Mundial Master de Mountain Bike, realizado na Austrália. “Foi uma prova muito técnica e desafiadora. Para mim, aquele quarto lugar teve sabor de vitória”, conta.

A rotina não é fácil: o despertador toca às 5h da manhã, às 6h já está pedalando e, às 8h30, é hora de voltar para casa, tomar um banho e abrir as portas do consultório. “Eu preciso trabalhar para bancar o vício da bike”, brinca. Mas ela também afirma que o esporte a ajuda a ser uma profissional melhor: “O contato com a natureza me dá foco e serenidade para atender meus pacientes.”

Do consultório aos pódios: Conheça Cássia Garcia - jii 2025 08 13T180921.156

O ciclismo corre nas veias da família. Cássia é prima da atleta olímpica Raiza Goulão, que disputou os Jogos do Rio 2016 e Paris 2024. Além disso, atua como embaixadora do Time Raiza, projeto que incentiva e revela novos ciclistas de alto rendimento.

Mais do que medalhas, a bike trouxe para Cássia força para enfrentar momentos difíceis. Há dois anos, ela perdeu o pai para o câncer. “A bicicleta foi minha terapia. Muitas vezes eu saía para treinar, chorava no meio da trilha, olhava o verde e sentia a presença de Deus — e do meu pai — comigo”, revela.

Hoje, entre dentes e pedais, Cássia segue encarando desafios: o próximo é o Campeonato Brasileiro de Maratona, e, no ano que vem, o Mundial no Chile. Tudo isso com o Morro dos Pireneus como quintal de casa e a certeza de que, na vida, cada subida difícil pode levar a uma vista incrível.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

© 2009 Portal Piri - Todos os direitos reservados - Por: Vira Click