Skip to content
9 de novembro de 2025

Cerrado goiano: desafios entre preservação ambiental e produção

Mais da metade do Cerrado goiano foi perdida. Agricultura, queimadas e expansão urbana exigem equilíbrio entre conservação e desenvolvimento.
Redação
Redação

21 de setembro de 2025 às 15:03

Cerrado goiano: desafios entre preservação ambiental e produção - encantos do cerrado goiano tres destinos para voce aproveitar 79d31

O Cerrado, bioma que abriga a chamada “caixa d’água do Brasil”, está no centro de um debate que opõe preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Em Goiás, mais da metade da vegetação nativa já foi perdida, segundo dados recentes.Cerrado goiano: desafios entre preservação ambiental e produção - 1200px EO 1831 Editar

Nos últimos 40 anos, o estado viu a expansão acelerada da agricultura, da pecuária e da silvicultura, resultando em mais de 5 milhões de hectares de vegetação desmatada. Apenas a agricultura saltou de pouco mais de 1 milhão para mais de 5 milhões de hectares no período.

As queimadas também são uma preocupação. Em 2024, o número de focos de incêndio aumentou 84% em comparação ao ano anterior. Em 2025, um incêndio de grande porte mobilizou 33 dias de combate em Nova Roma e Monte Alegre, devastando cerca de 84 mil hectares.

As unidades de conservação, criadas para proteger o bioma, sofrem com expansão imobiliária, incêndios, agropecuária e até extração ilegal. Municípios que preservam muito da vegetação enfrentam outro dilema: a falta de alternativas econômicas para as comunidades locais.

O desafio é encontrar equilíbrio entre produção e conservação, fortalecendo políticas de incentivo, fiscalização e planejamento territorial para garantir água, biodiversidade e qualidade de vida às futuras gerações.

📌 As informações desta matéria foram extraídas do Jornal Opção.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

© 2009 Portal Piri - Todos os direitos reservados - Por: Vira Click