Skip to content
19 de julho de 2025

Proposta quer Festa do Divino como Patrimônio Cultural

Deputado propõe reconhecimento da Festa do Divino como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. Celebração é uma das mais tradicionais de Pirenópolis.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

11 de julho de 2025 às 14:49

Proposta quer Festa do Divino como Patrimônio Cultural - jii 2025 07 11T144839.394

A Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações culturais e religiosas mais emblemáticas de Pirenópolis, pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Cristóvão Tormin (PRD), por meio do Projeto de Lei nº 17006/25, protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A iniciativa reconhece a importância histórica, religiosa, social e cultural da festa, que acontece há séculos no município e atrai moradores e visitantes em uma celebração marcada pela fé, tradição e participação popular.

Anúncio
HALF PAGE - ANUNCIE

Segundo o deputado, registros históricos desde 1730, como o “Livro de Tombo” da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, já mencionam as festividades do Divino em Pirenópolis, reforçando a longevidade e a relevância dessa celebração que veio de herança da colonização portuguesa e se enraizou no coração do Cerrado goiano.

“A valorização oficial da festa permitirá o fortalecimento de políticas públicas voltadas à preservação, financiamento, divulgação e capacitação dos agentes culturais envolvidos, garantindo a continuidade das tradições e a promoção do município como um centro cultural e turístico”, destacou o parlamentar.

Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego.

Se aprovada, a proposta dará ainda mais força à cultura pirenopolina, valorizando seus festejos centenários e reconhecendo seu papel fundamental na identidade do estado de Goiás.

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

Portal Piri - Todos os direitos reservados