Skip to content
9 de novembro de 2025

Igreja do Carmo Pirenópolis: história e beleza colonial

Conheça a Igreja do Carmo em Pirenópolis: construída em 1750, é marco da arquitetura colonial com imagens de Portugal e altares rococó.
Yan Damaceno
Yan Damaceno

06 de novembro de 2025 às 09:02

Igreja do Carmo Pirenópolis: história e beleza colonial - YAN1790

Igreja do Carmo Pirenópolis representa um dos mais significativos patrimônios religiosos e históricos de Goiás. Construída a partir de 1750 no Largo do Carmo, entre o Centro Histórico e o Bairro do Carmo, este templo católico integra a Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Diocese de Anápolis. A Igreja do Carmo Pirenópolis destaca-se como importante marco arquitetônico do período colonial brasileiro.

Conhecida formalmente como Igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo, a Igreja do Carmo Pirenópolis foi erguida por iniciativa de Luciano Nunes Teixeira e seu genro, o sargento-mor Antônio Rodrigues Frota, minerador português natural da Freguesia de São Miguel, patriarcado de Lisboa. A construção integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis, tombado pelo IPHAN em 1990.

História e fundação

A edificação da Igreja do Carmo Pirenópolis remonta ao século XVIII, período de auge da mineração na região. Seus idealizadores, Luciano Nunes Teixeira e Antônio Rodrigues Frota, foram figuras importantes no desenvolvimento urbano de Pirenópolis. Frota, que também construiu um grande sobrado residencial, teve seu nome perpetuado no Morro do Frota, nas imediações da cidade.

Igreja do Carmo Pirenópolis recebeu como padroeira Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais antigas da tradição católica. A imagem da santa, trazida de Portugal no início do século XVIII, permanece como testemunho histórico da ligação lusa na formação cultural e religiosa da região. As festividades em honra à padroeira ocorrem anualmente em 16 de julho.

Características arquitetônicas

Igreja do Carmo Pirenópolis exemplifica a arquitetura colonial brasileira com características regionais goianas. Sua fachada simples apresenta duas torres sineiras laterais ao nível do telhado do corpo da nave. A construção empregou materiais locais, demonstrando a adaptação das técnicas construtivas aos recursos disponíveis no cerrado goiano.

Entre os materiais utilizados na Igreja do Carmo Pirenópolis destacam-se a madeira de espécies nativas como cedro e aroeira, o barro moldado em tijolos, adobe e taipa para paredes, rebocos e pisos, e a pedra proveniente de pedreiras próximas, utilizada nos portais posteriores. Esta escolha de materiais confere ao templo sua autenticidade regional.Igreja do Carmo Pirenópolis: história e beleza colonial - YAN1792

Elementos artísticos e decorativos

Igreja do Carmo Pirenópolis apresenta significativo valor artístico, com elementos que representam diferentes fases estilísticas. Os dois altares laterais apresentam características rococó e foram transferidos para a igreja na década de 1940, provenientes da demolição da Igreja do Rosário dos Pretos.

O altar-mor da Igreja do Carmo Pirenópolis conserva remanescentes barrocos e neoclássicos, testemunhando as transformações estéticas ao longo de sua história. Esta combinação de estilos confere ao interior do templo um caráter único, representativo das diferentes influências artísticas que marcaram o desenvolvimento de Pirenópolis.

Patrimônio cultural e tombamento

Igreja do Carmo Pirenópolis integra um dos mais importantes acervos patrimoniais do centro-oeste brasileiro. Seu tombamento pelo IPHAN em 1990, como parte do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis, garante a preservação deste significativo bem cultural.

O reconhecimento oficial da Igreja do Carmo Pirenópolis como patrimônio nacional reforça sua importância histórica, arquitetônica e cultural. Sua preservação permite que as futuras gerações possam compreender e valorizar o legado do período colonial em Goiás.

Igreja do Carmo Pirenópolis: história e beleza colonial - YAN1788
foto: Yan Damaceno

Compartilhe agora:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

© 2009 Portal Piri - Todos os direitos reservados - Por: Vira Click