Skip to content
3 de julho de 2025

Pico dos Pireneus pode se tornar Patrimônio Natural e Cultural de Goiás

Jordão Vilela
Jordão Vilela

24 de junho de 2025 às 13:57

Pico dos Pireneus pode se tornar Patrimônio Natural e Cultural de Goiás - IMG 6264

O Pico dos Pireneus, uma das paisagens mais emblemáticas de Pirenópolis, pode em breve receber um importante reconhecimento. Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT) propõe declarar o pico como Patrimônio Natural, Geográfico, Paisagístico e Cultural do Estado de Goiás.

O projeto abrange as áreas dos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, e estabelece diretrizes claras para a preservação ambiental e o fortalecimento do turismo sustentável na região. Entre os pontos destacados estão:

Anúncio
HALF PAGE - ANUNCIE

O Parque Estadual dos Pireneus foi criado em 1987 e abriga o segundo ponto mais alto de Goiás, com 1.380 metros de altitude. O pico também é divisor natural das bacias do Tocantins e do Paraná, além de fonte de rios importantes como o Rio das Almas e o Rio Corumbá.

Pico dos Pireneus pode se tornar Patrimônio Natural e Cultural de Goiás - IMG 6265

A área abriga mais de 300 espécies vegetais e uma rica biodiversidade com animais ameaçados de extinção, o que reforça a urgência de medidas de proteção e valorização. Segundo Gomide, o local tem “biodiversidade única, história e beleza natural que justificam plenamente o reconhecimento”.

Um passo importante para o Cerrado e para o futuro

Se aprovado, o projeto não só ajudará a preservar o Cerrado, como também irá impulsionar o ecoturismo e gerar renda para as comunidades locais. A proposta segue agora para análise na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Este pode ser um marco importante para a proteção do meio ambiente e para o fortalecimento da identidade cultural de Pirenópolis e de todo o entorno dos Pireneus.

Compartilhe agora:
Tópicos:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

Portal Piri - Todos os direitos reservados