Skip to content
24 de junho de 2026

Congresso de Meio Ambiente do MP será sediado em Pirenópolis

Congresso de meio ambiente coloca Piri no centro do debate ambiental e a A expectativa é de que mais de 300 participantes passem pela cidade.
Jordão Vilela
Jordão Vilela

06 de abril de 2026 às 17:20

Congresso de Meio Ambiente do MP será sediado em Pirenópolis

Congresso de meio ambiente coloca Pirenópolis no centro do debate ambiental do país.

Entre 8 e 10 de abril de 2026, a cidade recebe o 24º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, a Abrampa, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás.

O evento reunirá promotores, procuradores, pesquisadores, representantes do Judiciário, especialistas, integrantes da sociedade civil e estudiosos de várias regiões do Brasil para discutir os desafios atuais da proteção ambiental.

Com o tema “A Interdependência dos Biomas e dos Povos para o Equilíbrio Ambiental e Climático”, o congresso promete colocar em pauta questões que têm relação direta com a realidade de Goiás, do Cerrado e também de Pirenópolis.

A expectativa é de que mais de 300 participantes passem pela cidade durante os três dias de programação.

Congresso de meio ambiente vai debater Cerrado e clima

A programação contará com painéis, palestras, debates e apresentação de projetos inovadores ligados à preservação ambiental.

Entre os principais temas estão mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, cidades sustentáveis, governança ambiental, licenciamento, inovação tecnológica e políticas públicas.

Um dos destaques será justamente o debate sobre o Cerrado e sua relação com outros biomas brasileiros.

O painel “O direito ao clima e à natureza: o Cerrado e a interdependência dos biomas nacionais” promete chamar atenção para a importância estratégica do bioma, considerado um dos mais ricos do planeta em biodiversidade.

Além de ser conhecido pelas paisagens, cachoeiras e vegetação típica, o Cerrado também é fundamental para o abastecimento hídrico do país, já que muitas nascentes de importantes bacias hidrográficas brasileiras surgem nesse bioma.

Pirenópolis, que está inserida nesse contexto, acaba se tornando um local simbólico para receber um congresso com essa temática.

A expectativa é de que mais de 300 participantes passem pela cidade durante os três dias de programação
A expectativa é de que mais de 300 participantes passem pela cidade durante os três dias de programação

Especialistas de várias áreas estarão em Pirenópolis

Entre os nomes confirmados está o climatologista Paulo Nobre, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

Ele é reconhecido por seus estudos sobre mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil.

Outro nome confirmado é o médico e neurocientista Sérgio Felipe de Oliveira, que participará das discussões interdisciplinares do evento.

Além dos palestrantes, o congresso de meio ambiente também reunirá representantes de diferentes ministérios públicos estaduais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e especialistas que atuam em áreas como direito ambiental, urbanismo, recursos hídricos e sustentabilidade.

Segundo Luciano Furtado Loubet, presidente da Abrampa, o evento busca fortalecer a atuação institucional em um momento de crescente preocupação ambiental.

“Diante de uma crise ambiental cada vez mais emergencial e complexa, o Ministério Público é chamado a atuar de forma estratégica e inovadora na defesa dos biomas e do clima”, afirmou.

Projetos inovadores serão apresentados durante o congresso

Outro ponto importante da programação será o painel “Casos de Sucesso na Atuação do Ministério Público Ambiental”, que irá apresentar projetos selecionados nacionalmente.

Entre eles está o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, iniciativa voltada para fortalecer a gestão de resíduos no Espírito Santo.

Também será apresentado o Projeto Bom Destino, do Pará, que trabalha com a destinação social e ambientalmente adequada de madeira apreendida.

Outro destaque será a experiência desenvolvida no Rio Grande do Sul sobre a atuação do Ministério Público diante de eventos climáticos extremos no Vale do Taquari.

Esses exemplos devem mostrar como diferentes regiões do Brasil estão enfrentando problemas ambientais e buscando soluções criativas e eficazes.

Evento reforça importância de Pirenópolis no cenário ambiental

Receber um congresso nacional desse porte também ajuda a reforçar a imagem de Pirenópolis como uma cidade ligada ao turismo sustentável, à preservação ambiental e ao debate sobre o Cerrado.

Nos últimos anos, a cidade passou a sediar cada vez mais eventos voltados para natureza, sustentabilidade, cultura e turismo consciente.

Além disso, a presença de centenas de visitantes também movimenta hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local.

Para Daniela Haun de Araújo Serafim, coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MPGO, receber o evento em Pirenópolis é uma oportunidade de unir diferentes experiências e saberes.

“Receber o Congresso da Abrampa, em Pirenópolis, é uma oportunidade de reunir diferentes saberes e experiências em torno de um desafio que é de todos: a proteção do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas”, destacou.

A abertura do evento também contará com a entrega do Prêmio José Maria da Silva Júnior de Jurisprudência Ambiental, lançamento de livros e momentos de integração entre os participantes.

Com uma programação ampla e temas cada vez mais urgentes, o congresso de meio ambiente deve transformar Pirenópolis em um importante centro de discussão sobre o futuro ambiental do Brasil.

Fonte: MPGO e Abrampa.

Compartilhe agora:
Tópicos:
Logo Melhor Piri

Escolha uma opção.

© 2009 Portal Piri - Todos os direitos reservados - PIRI COMUNICACAO E MARKETING LTDA CNPJ: 59.889.263/0001-46